MENU DE OPÇÕES

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra

    Joaquim Barbosa, o herói canarinho.


    A semana de consciência negra é a época do calendário brasileiro onde todos os descendentes de escravos celebram e fazem atividades para relembrar toda a trajetória de seu povo. Desde a vinda em navios negreiros, passando por anos de trabalho duro regados a castigos psicológicos e físicos, até os dias de hoje onde o negro está cada vez mais em ascensão social. São várias personalidades que podemos citar como sendo bem sucedidos. Mas o que iremos falar hoje é para muitos o atual "herói da população brasileira", sim estamos falando de Joaquim Barbosa.
    Nasceu em uma pequena cidade de Minas Gerais. Filho de pai pedreiro e mãe dona de casa, é o mais velho de 8 irmãos. Foi sozinho aos 16 anos tentar a oportunidade em Brasília. Trabalhou em uma gráfica do jornal Correio Brasiliense. Todo seu ensino foi feito em escolas públicas. Se formou pela Universidade de Brasília.Prestou concurso para procurador da República e passou. Fala fluentemente quatro idiomas.
    Todos ficamos sabendo do julgamento do mensalão do PT, um dos maiores partidos do Brasil, e o que mais decepcionou. Principalmente pelo fato de ter sua origem esquerdista. Nas ruas a população já tinha a idéia formada na cabeça de que não haveria julgamento, e se houvesse não ia dar em nada. Afinal de contas " gente rica não vai para à cadeia ".
    Só que no meio disso tudo surgiu uma figura diferente... Vozeirão de radialista. Uma marra de foda-se, eu que mando nessa porra! Ocasionado por lesões na coluna. Veio de baixo, de um lugar em que todas as expectativas estavam contra ele, principalmente a que tem a ver com a sua melanina mais acentuada.
    Assumiu como Ministro do STF sendo visto unicamente por ser o primeiro negro da história a ocupar tal posição. Mas logo deixou de ser notado apenas por isso. O STF foi encarregado de julgar o mensalão.
    Logo no começo mostrou que seria diferente dos colegas, sempre dava sua opinião sincera sem medo de represárias. Condenou a maioria dos réus. Teve discursões calorosas com outros ministros, principalmente Ricardo Lewandowiski.
    Hoje é um super herói brasileiro, o homen mais respeitado do país! Como em todo o filme de herói, o mocinho tinha que ganhar uma recompensa no final, a dele foi a nomeação à presidência do STF. Mas aqui para nós, a maior recompensa foi mudar a mentalidade brasileira, para que num futuro próximo não precisemos mais ter apenas um herói, e sim vários.  
    Não perca o último post da série fatos e acontecimentos negros de 2012.

Um comentário: