MENU DE OPÇÕES

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Teorias para o fim do mundo

Falta pouco mais de um mês para um dos dias mais esperados do ano. Segundo o calendário maia, um dos povos mais sábios que já existiram na Terra, no dia 21 de dezembro de 2012 iniciará um novo b'ak'tun ( período de contagem longa do calendário), mas alguns conspiracionistas dizem que esse dia trará eventos cataclísmicos que culminarão no fim do mundo. Mas se o mundo vai mesmo acabar, como será esse fim? Veja algumas das principais teorias desenvolvidas para explicar o fim do mundo em 2012. 

 

 

Inversão dos pólos magnéticos

O calor e a luz solar são essenciais à vida na Terra, mas as defesas que temos contra a forte radiação emitida pelo Sol são de extrema importância. Uma dessa defesas é o campo magnético. Todos sabem que a Terra tem um pólo norte e um pólo sul, mas o que nem todos sabem é que esses pólos se invertem em de tempos em tempos e, segundo alguns cientistas, a próxima inversão está muito próxima. Eles chegaram a essa conclusão a partir de estudos que mostraram que a intensidade do campo entre os pólos norte e sul está diminuindo. Esse pode ser um sinal do processo de reversão, mas nada foi comprovado ainda.
Entenda a a atuação do campo magnético terrestre na imagem abaixo:






Alinhamento do Sol com o centro da via láctea

A Via Láctea é a galáxia onde se encontra o nosso sistema solar. O seu núcleo é uma fonte de intensa radiação eletromagnética, provavelmente pela existência de um buraco negro em seu centro. A galáxia também possui  dois braços principais ( Perseus e Centauros) e dois braços menores, todos girando em torno do núcleo, além de espessas nuvens de poeira chamadas de Rift Dark. Algumas pessoas acreditam que um possível alinhamento fará com que o sol entre nessa Rift Dark trazendo catástrofes naturais à Terra. Outras acreditam quando a Terra e o Sol se alinharem com o buraco negro no centro da galáxia, isso irá causar algum tipo de atração gravitacional extra na terra causando inúmeras catástrofes.

Super Vulcões

Há muito tempo os cientistas estudam e monitoram o super vulcão de Yellowstone, nos EUA. Um dos maiores do planeta, que tem sua caldeira com mais de 60 km de diâmetro. Todos os anos, o solo em Yellowstone tem uma elevação, um inchaço devido ao magma e a pressão interna da caldeira, esse inchaço é de 5 a 7 cm por ano. O problema é que no ano passado, esse vulcão deu uma acelerada, solo inchou mesmo, uma grande área do parque de Yellowstone se elevou a 25 cm de altura em uma velocidade incrível, causando rachaduras profundas em vários lugares, inclusive na caldeira. Os cientistas disseram que é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto, e que não sabem se estamos lidando com uma pré-erupção. No caso da explosão de um super vulcão desses, seria como milhões de bombas atômicas, dizem os especialistas.

    

Erupções Solares


Existe um fenômeno astronômico chamado "Erupção Solar". O sol, na verdade, o tempo todo está explodindo. Não são bombinhas de São João, são fusões nucleares em série! Há, acredita-se que de 140 em 140 anos, um pico nessa atividade. A última grande tempestade solar foi em 1859, quando as linhas telefônicas entre Europa e Estados Unidos ficaram mudas e alguns aparelhos incendiaram espontâneamente. Além disso, as auroras que comumente são vistas nos pólos, foram vistas de Roma ao Havaí. A partir daí, além do pânico geral, surgiu a curiosodade de estudar nosso astro-rei. Acredita-se que a próxima erupção solar acabará com o resto do equilíbrio que nosso planeta tem. Incêndios babilônicos espontâneos por todo o mundo, mares revoltos, oscilações absurdas de temperatura, terremotos devido ao superaquecimento do núcleo da Terra e furacões estão previstos para daqui há dois anos.
Bem, essas são as principais, mas há ainda inúmeras teorias que você pode encontrar na internet. Aqui vai a dica: se você acredita no fim do mundo nesse ano, aproveite bastante este último mês, faça loucuras que nunca faria! Mas se acha essa idéia absurda, aguarde ansiosamente pelo dia 22/12/2012 e zoe muito seus colegas que acreditavam nisso. Até a próxima postagem, não deixem de comentar!       




Nenhum comentário:

Postar um comentário